quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Se puderem dar uma ajudinha nestas 2 questões,dava jeito, ok?

 

Ora então a minha filha maior diz que quer ir estudar para o estrangeiro.

E agora vocês pensam, lá vem esta mãe galinha lamuriar-se que não quer deixar a pintaínha sair debaixo da asa, e bla, bla, bla, bla…

Pois enganam-se minhas amigas e amigos…

Ao pensar nisto impõem-se-me 2 questões…

1) Ir estudar para fora… mas para onde?? Inglaterra, Itália, Alemanha, Suécia, ou será melhor mesmo outro continente?? E qual? EUA??

2) Esta cena deve ficar por uma pipa de massa, e como não nasci em berço d’ouro, nem casei rica, ando pr’aqui a magicar como vou eu pagar isto!? É que mesmo que ela trabalhe também, não me parece que seja fácil!!!

Parece-me que vou ter que apertar o cinto o máximo que posso, bem eu até já estou magrinha, por isso já não tenho muito por onde apertar!!! E agora?!! Já andava aqui com uns planos… que se pensar com sensatez terão que ficar por terra…

Bem… para já, para já, acho que vou ter que comprar uns quantos destes…

91_large

Já agora, meninas e meninos, se puderem dar uma ajudinha nestas 2 questões dava jeito, ok?

 

Luisinha

10 comentários:

  1. Quanto à primeira questão, penso que seria melhor ela ficar mesmo pela Europa. Sai mais barato e está muito mais perto de casa no caso de alguma urgencia (esperemos que não seja preciso).
    Quanto à segunda, ela pode sempre tentar entrar naqueles programos, erasmus por exemplo. Penso que nesses casos os alunos têm sempre apoio monetário.

    ResponderEliminar
  2. Olá Luisinha. A mais velha tem 15 anos, é isso? (é o que diz no blog)... É que depende se ela quer ir para a universidade ou fazer um curso de Verão.
    Se ela quiser fazer um curso de verão há vários intercâmbios com colégios no estrangeiro, ou até famílias que recebem os miúdos (o que torna a hipótese mais barata).

    Se a idade no blog estiver desactualizada (e ele estiver em idade de ir para a Universidade) para não ficar tão caro, podes tentar convencê-la a entrar cá e depois entrar num programa de intercâmbio tipo Erasmus, que pelos menos financia uma parte das despesas.

    Em relação ao destino depende dos objectivos da viagem. Se for para estudar alguma coisa em concreto deves procurar uma escola que lhe traga mais-valias na área dela. Os países nórdicos são muito bons ao nível da criação de hábitos de trabalho e cumprimento de regras (um pouco diferente do que se faz aqui! :( ). Os países do Sul da Europa mais numa perspectiva 'turística', pois não estão a frente de Portugal. (excepto Itália, que pode ser um bom destino para áreas criativas ligadas ao vestuário, calçado e até mobiliário).
    ....
    Podia continuar.
    Espero ter podido ajudar, mas para ser mais concreta precisava de mais informação.
    Se precisares de ajudar tens o e-mail:
    inesvpereira.perfecthome@gmail.com

    Beijinhos e boa sorte,
    Inês

    ResponderEliminar
  3. Inglaterra, USA ou Canadá...
    Sempre países com língua oficial inglesa.. na minha opinião..

    Se a queres mais próximo pode ser Inglaterra.. :o))

    ResponderEliminar
  4. Ola!
    Bem, eu até á pouco tempo fui ama de dois meninos (na suiça) e a mae deles trabalha numa universidade aqui, e ela trata do intercambio de alunos de varios paises, posso perguntar-lhe como è que isso tudo funciona, etc...
    Para a semana vou estar com ela, para me despedir (pois vou para Portugal) assim que souber de algo, venho aqui escrever-te!

    ResponderEliminar
  5. Não sei como te posso ajudar!! Em relação ao local, convém pesquisar muito bem e depende do que ela pretende!

    ResponderEliminar
  6. @Gypsy, eu também acho que era melhor ela estar aqui mais pertinho, sempre dava para nos visitar-mos de vez em quando, Bj e obrigada.
    @Inês Pereira, ela está com 16 anos (faz 17 em Abril) no 11º ano. Quer fazer aqui o 12º e depois fazer a Faculdade fora, por isso os intercâmbios devem ser a melhor opção. Bj e obrigada.
    @Camaleoa, pois também acho que países com lingua inglesa eram o ideal já que ela domina o inglês completamente, se for EUA, tenho lá família, pode ser uma ajuda.
    @Kristiana, agradeço mesmo a tua ajuda assim que souberes de mais pormenores. Ela está com 16 anos no 11º ano, e quer fazer a Universidade fora. Bjinho e obrigada.
    @ Nokas, o que ela quer mesmo é fazer a Universidade fora, obrigada e bjinho.

    ResponderEliminar
  7. Luisa estar fora parece me que é sempre uma boa opção: crescimento,amadurecimento.Quanto ao sitio, tudo depende das universidades na area dela..a minha irmã está nos EUA.
    Quanto ao cinto, ela que comece a fazer uns trabalhinhos por cá e a juntar seu dinheiro tb.
    Pensa que depois tens sitio para as férias :)

    ResponderEliminar
  8. Guinhas, EUA também me parece bem, e tenho lá família, o que nem sempre ajuda, mas quem sabe!! Obrigada e bjinho

    ResponderEliminar
  9. Na minha opinião EUA... Mas tenho conhecimento de um programa de intercambio de jovens no 12º ano, que podem morar com uma familia de acolhimento e frequentar o 12ºano num determinado País, tive uma amiga que teve nos EUA, e conheço uma familia que aceita jovens estrangeiros, pode ser uma opção para a ajudar a decidir.
    O programa chama-se intercultura.

    ResponderEliminar
  10. Grace, muito obrigada pela ajuda... não tinha ideia de que já existem programas para o 12º, mas acho que ela não quer ir tão cedo, quer ir fazer a faculdade, de qualquer modo vou tentar saber esses pormenores. Mais uma vez obrigada e um bjinho ;)

    ResponderEliminar

Vá lá!!! Diz qualquer coisa aqui á menina!! ;))