terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ceias e tradições de Natal…

 

Peru

Ando aqui com umas dúvidas. Pois não sei se no dia de Natal faça o Peru de Natal, recheado com frutos secos, ou se faça o Cabrito assado!

O que é que vocês costumam comer no dia de Natal??

E como eu gosto de saber sobre os costumes e tradições, contem-me tudo, tudinho, o que comem na véspera de Natal, quais os doces tradicionais, a que horas vem o Pai Natal ou Menino Jesus, se vão á Missa do Galo, etc.

 

Luisinha

8 comentários:

  1. olha amiga eu na vespera de natal é o bacalhau com todos isso não falha, mas do dia de Natal é o peru o cabrito tenho tendência a fazer para o dia de ano novo, mas confeço que a ideia do teu peru recheado de frutos é muito tentadora!

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. @Beth, aqui em casa na véspera também é o tradicional bacalhau, quanto ao dia o mais habitual é o cabrito, mas já houve 2 ou 3 natais que fiz o peru e é muito bom também ;)

    ResponderEliminar
  3. Bem... devo ser diferente do resto da malta..
    Na minha família há tradição do bacalhau.. mas, a malta nova prefere uma boa caldeirada de enguias... apanhadas pelo meu avô... isto há uns anos.. pois as coisas mudam... mas, não trocava a caldeirada por bacalhau nenhum...
    No dia de Natal é o famoso leitão á barrada... Nunca comi peru ou cabrito no Natal.. Cabrito não gosto... e peru assado nunca provei.. Shame on me!!!

    Os presentes são abertos na manhã de 25, bem cedo.. Desde miúdas que acreditavamos no Pai Natal... e acordávamos cedíssimo para ver o que ele tinha deixado.. Ainda hoje fazemos isso.. mesmo com 32, 28 e 17 anos.. as "manas"... normalmente as "manas" dormem juntas nesse dia.. as 3 na mesma cama... mesmo uma já sendo casada.. haha... tradição.. :o).. e nestes últimas anos tem sido dos poucos dias que estamos juntas... dada a minha distância pelas Africas.....

    Menino Jesus, Missa do Galo... not for me.. Não acredito na religião.. sou mais da ciência.. :o)

    Bjs**

    ResponderEliminar
  4. Camaleoa, que tradições tão diferentes, mas enguias?!! Blhac, blhac, blhac!!!
    Deve ser tão bom ter irmãs, só tenho um irmão... :(

    ResponderEliminar
  5. Eu normalmente faço peru, mas este ano ando tentada com o cabrito.

    ResponderEliminar
  6. Ana, se calhar é melhor fazermos as duas coisas, não? Também ainda não decidi nada!!!

    ResponderEliminar
  7. Adoro enguias... MESMO....
    Mas, feitas lá por casa... hehe.. delícia.. hehe....

    Sim, ter manas é muito porreiro sim... e agora vou ter um sobrinho.. ando super entusiasmada... :o)

    ResponderEliminar
  8. @Camaleoa, eu não tenho irmãs :(, mas tenho muitos sobrinhos, a mais novinha já a deves ter visto por aqui no blog, a Magui!!!

    ResponderEliminar

Vá lá!!! Diz qualquer coisa aqui á menina!! ;))